segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Formação Litúrgica # 1

Estão tão intimamente ligadas entre si as duas partes de que se compõe de algum modo, a missa – a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística – que formam um só ato de culto.

Pastoral Litúrgica 

      A Liturgia é Fonte de Vida da Igreja:

         Todavia, a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força. Pois os trabalhos apostólicos se ordenam a isso: que todos, feitos pela fé e pelo Batismo filhos de Deus, juntos se reúnam, louvem a Deus no meio da Igreja, participem do sacrifício e comam a ceia do Senhor. (SC 10)

O QUE NÃO É A LITURGIA

      A Liturgia não é espetáculo sagrado, nem cumprimento legal de ritos, tampouco um conjunto de atos religiosos privados, nem a mera expressão externa do ensinamento religioso, menos ainda uma catequese ilustrada ou um meio de conscientização. (Francisco Escobar- Manual de Liturgia II- CELAN) (Conferência Geral do Episcopado Latino-americano)

                                        O QUE É ENTÃO A LITURGIA

      Diz o Concílio Vaticano II:
            Em tão grande obra, que permite que Deus seja perfeitamente glorificado e que os homens se santifiquem, Cristo associa sempre a si e a Igreja, sua esposa muito amada, a qual invoca o seu Senhor e por meio dele rende culto ao Eterno Pai. (SC 7)

DA UNIDADE ENTRE AS DUAS MESAS:

SC n 56 (Sacrosanctum Concilium)
Estão tão intimamente ligadas entre si as duas partes de que se compõe de algum modo, a missa – a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística – que formam um só ato de culto. Por isso, o sagrado Concílio exorta com veemência os pastores de almas a intuírem bem os fiéis, na catequese, sobre o dever de ouvir a missa inteira, especialmente nos domingos e festa de preceito.

IELM n 10 (Introdução geral ao elenco das leituras da missa.)

            A Igreja sempre honrou, quis, e determinou que se honrasse a Palavra de Deus e o Mistério eucarístico com a mesma veneração, embora não com o mesmo culto. Movida pelo mistério do seu fundador, ela não mais cessou de celebrar o Mistério pascal, reunindo-se para ler “em todas as Escrituras aquilo que a ele se referia” (Lc 24,27), e atualizar, com o memorial do Senhor e os Sacramentos, a obra da salvação. Com efeito, “a pregação da Palavra se faz necessária para o próprio ministério dos sacramentos, uma vez que são sacramentos da fé, e esta nasce e se alimenta da Palavra”.
SC n 64

            Em concreto e antes de mais, há que afirmar que, devido à relação entre a arte da celebração e a participação ativa, (a melhor catequese sobra a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada); com efeito, por sua natureza a liturgia possui uma eficácia pedagógica própria para introduzir os fiéis no conhecimento do mistério celebrado.

Nenhum comentário: