Pastoral Litúrgica
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A Liturgia é Fonte de Vida da Igreja:
Todavia, a Liturgia é o cume para o
qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua
força. Pois os trabalhos apostólicos se ordenam a isso: que todos, feitos pela
fé e pelo Batismo filhos de Deus, juntos se reúnam, louvem a Deus no meio da
Igreja, participem do sacrifício e comam a ceia do Senhor. (SC 10)
O
QUE NÃO É A LITURGIA
• A Liturgia não é espetáculo sagrado, nem cumprimento
legal de ritos, tampouco um conjunto de atos religiosos privados, nem a mera
expressão externa do ensinamento religioso, menos ainda uma catequese ilustrada
ou um meio de conscientização. (Francisco Escobar- Manual de Liturgia II-
CELAN) (Conferência Geral do Episcopado Latino-americano)
O QUE É ENTÃO A LITURGIA
O QUE É ENTÃO A LITURGIA
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Diz o Concílio Vaticano II:
Em tão grande obra, que permite que Deus seja perfeitamente glorificado e
que os homens se santifiquem, Cristo associa sempre a si e a Igreja, sua esposa
muito amada, a qual invoca o seu Senhor e por meio dele rende culto ao Eterno
Pai. (SC 7)
DA
UNIDADE ENTRE AS DUAS MESAS:
SC n
56 (Sacrosanctum
Concilium)
Estão
tão intimamente ligadas entre si as duas partes de que se compõe de algum modo,
a missa – a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística – que formam um só ato
de culto. Por isso, o sagrado Concílio exorta com veemência os pastores de
almas a intuírem bem os fiéis, na catequese, sobre o dever de ouvir a missa
inteira, especialmente nos domingos e festa de preceito.
IELM
n 10 (Introdução geral ao elenco das leituras da
missa.)
A Igreja sempre honrou, quis, e determinou que se
honrasse a Palavra de Deus e o Mistério eucarístico com a mesma veneração, embora
não com o mesmo culto. Movida pelo mistério do seu fundador, ela não mais
cessou de celebrar o Mistério pascal, reunindo-se para ler “em todas as Escrituras aquilo que a ele se referia” (Lc 24,27), e
atualizar, com o memorial do Senhor e os Sacramentos, a obra da salvação. Com
efeito, “a pregação da Palavra se faz necessária para o próprio ministério dos
sacramentos, uma vez que são sacramentos da fé, e esta nasce e se alimenta da
Palavra”.
SC
n 64
Em concreto e antes de mais, há que afirmar que, devido à
relação entre a arte da celebração e a participação ativa, (a melhor catequese
sobra a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada); com efeito, por sua
natureza a liturgia possui uma eficácia pedagógica própria para introduzir os
fiéis no conhecimento do mistério celebrado.
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