quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Papa apela por paz na Síria e por fim de conflito na Terra Santa


Na mensagem de Natal, pontífice pediu aos fiéis que nunca percam a esperança da paz. Em Belém, fiéis participaram da missa na Igreja da Natividade

G1



A Praça de São Pedro ficou praticamente lotada para ouvir a mensagem de Natal do Papa Bento XVI. Falando em 65 idiomas, o papa pediu aos fiéis que nunca percam a esperança da paz. E falou especialmente sobre a guerra civil na Síria.

“Eu faço um apelo pelo fim do derramamento de sangue, para que a ajuda humanitária possa chegar rapidamente aos refugiados e para que se estabeleça o diálogo em busca de uma solução política para o conflito”, disse o papa, que lembrou também do Mali e da Nigéria, onde a violência de grupos radicais islâmicos vem provocando mortes e violência.

O papa pediu orações para que palestinos e israelenses possam finalmente viver em paz na Terra Santa.

Milhares de turistas e peregrinos passaram o dia de Natal visitando lugares sagrados em Jerusalém e também em Belém, na Cisjordânia, lugar onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu.

A família da estilista Mônica Bertuzi chegou de São Paulo para passar o Natal. Mônica visitou o caminho da cruz, a Via Dolorosa, e aproveitou para conhecer templos de outras religiões. “Estou bastante emocionada com a energia do lugar. Cristão, muçulmano, judaico – para mim não tem divisão. É muito bonito”, diz.

Em Belém, fiéis participaram da missa de Natal na Igreja da Natividade. Durante a noite, as luzes tomaram conta da cidade. Uma turista canadense disse estar muito emocionada. Ela foi rezar e agradecer pela mãe, que esteve muito doente. 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Centenas de fiéis participaram da Missa do galo em frete a Igreja Matriz

Durante a cerimônia ouve a benção do presépio, onde foi colocado o menino Jesus na manjedoura

Matéria e Fotos: Anobelino Martins



A noite da véspera de natal de 2012 em São Luís do Quitunde foi marcada pela celebração da Missa, que como de costume foi celebrada às 22h, em frete a Igreja Matriz. A celebração Eucarística foi presidida pelo vigário da paróquia, Frei Duarte e co-celebrada pelo pároco padre Arnaldo Bernardo. Durante a cerimônia ouve a benção do presépio, onde foi colocado o menino Jesus na manjedoura.

Na pregação Frei Duarte lembrou os fiéis do significado do Natal e da mística que envolve todo o mistério da encarnação do Verbo. No termino da celebração foi sorteado algumas lembranças para os dizimistas da paróquia. Padre Arnaldo também desejou ao povo católico um feliz Natal de muita paz e benção: “Que o menino Jesus possa nascer, agora não mais na gruta de Belém, mais sim na manjedoura do coração de cada um de nós!” Concluiu o padre.

Logo após a Santa Missa o ministério de música entoou a canção ‘Então é Natal’, enquanto todo o povo se confraternizava este momento de alegria e tradição.

                                      Galeria completaClique aqui

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brilho Especial


Enquanto uns tentam brilhar mais que os outros, existem jovens que não se preocupam com isso, eles brilham espontaneamente

Artigo: Keylla Bachot

Olá meus queridos leitores, chegou mais uma quarta-feira, uma linda quarta-feira. E preparei pra vocês, uma coisa bastante interessante entre os jovens, que é o BRILHO. Mais não é qualquer brilho, é o brilho que cada jovem possui, uns de uma maneira mais individual e outros posso dizer, que de um jeito mais especial.


Qual jovem não quer brilhar, quer ser reconhecido entre tantos outros que existem? Hum, posso dizer que todo jovem quer ser diferente, quer deixar sua marca por onde passa, quer ter brilho refletido em si. Em um mundo de tantas competições, estamos expostos a querermos ser melhores que os outros, a ser uma estrela, uns pensam até em ser uma estrela famosa, quem nunca pensou nisso, não é. Desde pequenos somos ensinados, que devemos nos esforçar para sermos melhores, para assim sermos reconhecidos como uma pessoa importante, ter um status de vida desejado por muitos.

Existem várias maneiras de se brilhar, afinal não somos perfeitos em tudo, cada um de nós, cada jovem possui um dom, ou seja, ele será melhor em algo do que em outro. Mais não existe pessoas opacas, sem brilho, o que falta é querer descobrir em que somos bons, em que podemos brilhar, sem fazer esforços, sem querer pisar no próximo. Afinal, a juventude é um mundo de grandes descobertas, jovens são competidores, querem se destacar, ser o melhor; A sociedade muitas vezes indica que devemos seguir o caminho da competição, pra assim brilhar mais que o outro.

Essa competição de querer ser melhor, de querer brilhar mais, na maioria das vezes leva a frustação, ao egoísmo, afastam pessoas que amamos de nós. Pois não adianta se esforçar para ser melhor que o outro, pois o brilho é algo que nasce com nós, devemos cultivá-lo, pois , o único que pode apagar ou acender nosso brilho, é apenas nós. Enquanto uns tentam brilhar mais que os outros, existem jovens que não se preocupam com isso, eles brilham espontaneamente.

Tá aí um grande segredo de ser um jovem com um brilho especial, ele não precisa pisar nos outros, ele não vive em constante competição, ele apenas brilha. Ele se esforça para isso, descobrindo seus dons, lapidando suas habilidades e, consequentemente ele será bom no que faz, e se destacará, por isso, não importa aonde, ou como, mais o brilho dele radiará a todos ao seu redor e o principal: sem atingir o outro.

E para se chegar ao brilho totalmente especial, devemos ser jovens que acima de qualquer coisa, acima de querer brilhar sozinho, devemos querer que Deus brilhe conosco. Antes de brilharmos, Deus brilhará em nós, e esse brilho ninguém pode apagar, basta você querer que ele brilhe junto do Pai. Todos verão em você um brilho mágico, algo puro e diferente de tudo, você brilhará de um jeito Especial e único.

Deixe Deus brilhar com você meu querido jovem, e assim conhecerá a mais linda luz!
Beijos, fiquem com Deus e Nossa Senhora!


31 crianças recebem pela primeira vez o sacramento da Eucaristia

As crianças se preparam para receber o Sacramento pelas catequistas Enelise Hávilla e Gilbêtania

Matéria e fotos: Anobelino Martins


Neste domingo (16) foi celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição a primeira comunhão de 31 crianças que se preparam para receber o Sacramento pelas catequistas Enelise Hávilla com participação de Mayanne e Gilbêtania com participação de Paulo.

A Santa Missa foi celebrada pelo Pároco Pe. Arnaldo Berbardo e contou com a participação da comunidade Quitundense. As crianças que no sábado (15) receberam a absolvição pelas mãos do Pe. Arnaldo, receberam pela primeira vez na Santa Missa o Sacramento da Eucaristia e já fazem parte do banquete eucarístico.


Catequistas: Mayanne, Hávilla, Paulo, Gilbetânia
Da turma da Enelise Hávilla receberam a Santa Comunhão 17 crianças foram elas: Adelson Amorin, José Fernando, José Joab, Maria Amanda Mariano, Maria Fernanda Mariano, Maria Elane, Maria Elaine, João Henrique, José Joalisson, Junior, Larissa, Paulina, Maria Eduarda, Marinara Santos, Wagner Vinicios, Adriele Esmeralda e Maria  Eliude.

Da turma da Gilbetânia foram 14 crianças que são: Joyce Karolyne, Alexa Richeli, Kauanny Muller, Beatriz Laurentino, Maria Luciene, Bruna Fernanda, Lucicleide Maria, Wadson Wender, Jossielma Freitas, Rany Santos, Victória Cristina, Eduarda Maria, Saniely e Alyne Brenn.

Após a santa Missa ouve a confraternização das crianças com seus pais no Escola Demócrito sarmento.

                                        Galeria completaClique aqui

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Primeira cavalgada paroquial em São Luís do Quitunde

Um momento que reunir a família quitundense e resgatar   a cultura dos vaqueiros

Matéria: Antônio Nascimento
Fotos: Hugo Jordan

No último 16 de dezembro, os cavaleiros e amazonas da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição cavalgaram na intenção de angariar fundos para a reforma da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.

O evento teve concentração as 08 horas da manhã, no posto Santo Antonio. Os cavaleiros foram recepcionados com um delicioso café da manhã, organizado pela equipe de eventos paroquial.

Logo após o café, o Pároco Padre Arnaldo Bernardo, deu a abertura oficial,  iniciando com a oração do Pai Nosso, e em seguida explicando como surgiu a cavalgada: "a partir das últimas décadas a cavalgada começou a fazer parte da cultura brasileira com vários objetivos: cívico, religioso, esportivo, ecológico ou simplesmente ocasião para o contato com a natureza. Porém, é preciso ressaltar que este esporte teve seu inicio com ritos religiosos, teve inicio com a Igreja católica, e a mesma deve regatar essa cultura em São luiz do Quitunde".


O grupo saiu em seu passeio, parando na fazenda Jussara, onde foram acolhido pela família de Sr. Renivan Tenório, em seguida a fazenda castainha, entrando em São Luís do Quitunde rumo ao Clube da usina Santo Antonio. Para recepcioná-lo, houve show musical Com Carlinhos do Nordeste e Banda,  e uma deliciosa feijoada.

O passeio foi realizado por grupo de homens, mulheres, jovens e crianças que em uma atividade alegre, descontraída e ocasião para a contemplação da fauna e flora local, além de reunir a família, ajudou no processo de reforma da igreja da Igreja matriz de São Luís do Quitunde.

Pela empolgação dos participantes, o Pároco Padre Arnaldo garante que a cavalgada estará nos próximos anos como tradição paroquial.
                                  
                                   Galeria completaClique aqui

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conheça a si próprio


Jovem, é preciso que você se conheça, que você cresça como pessoa e não como robô criado pelo mundo

Por Keylla Bachot

Olá meus leitores, hoje falarei sobre o quanto é importante nos conhecermos, sabermos quem somos. Afinal o que não falta são pessoas nos definindo, nos julgando, querendo que sejamos quem não somos, quem não queremos ser. Vivemos em um mundo de aparência, aonde é criado um padrão de beleza, um padrão de popularidade, principalmente entre nós jovens.
Tudo nos é apresentado, modelos que devemos seguir, como devemos ser, o que temos que fazer etc, o mundo nos mostra uma realidade superficial! Porque superficial? Porque aquilo que o mundo nos traz, é muitas vezes, diferente do que queremos, do que sonhamos, do que somos. Tem muito jovem por ai, com medo de se conhecer, pensando que ele pode não ser como o mundo quer, como outros jovens querem que ele seja. E isso é absurdo, pois é direito nosso ser como somos, sem impedimentos ou qualquer outro tipo de coisa que venha atrapalhar que eu conheça a mim mesmo.

É importante que nos conheçamos para podermos ser transparentes, nesse mundo de tantos padrões a serem seguidos, temos que ser diferentes, não nos deixar levar pelo o que nos é apresentado. Não devemos ter vergonha de ter um estilo próprio, de ser o que realmente se é, de gostar de coisas que o mundo critica. E tudo que o mundo critica, é tudo aquilo que nos faz bem.  Jovem, é preciso que você se conheça, que você cresça como pessoa e não como robô criado pelo mundo, pela sociedade.

É difícil se conhecer como jovem da Igreja, pois aquele jovem da Igreja muitas vezes é visto pelo mundo como anti-social. Mais eu lhe digo jovem: não tenha medo de se conhecer, de ser diferente, de ser Cristão, pois você sim é uma pessoa que se conhece, pois você é o que você sempre foi e não o que os outros querem que você seja. E não tem pessoa melhor de se conviver do que aquela que conhece a si próprio, pois essa sim é verdadeira.
Jovem, se você se conhece, se você sabe quem é e o que quer, você chegará a Deus de uma maneira mais rápida e mais transparente. Pois, quando nos conhecemos, chegamos a Deus sem falsidades e querendo ser que não se é! Afinal, Deus nos conhece como ninguém mais. 

Então não tenha medo de ser você!

Beijos e fiquem com Deus e Nossa Senhora.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Crianças são preparadas para receberem o Sacramento da reconciliação e da Santíssima Comunhão Eucarística


A confissão será neste sábado dia 15 e a primeira comunhão Eucaristia no domingo, dia 16
Matéria e foto: Anobelino Martins
34 crianças foram preparadas durante quase 3 anos pelas catequistas Enelise  Hávilla, Gilbetânia  e o catequista Paulo. Durante todo o período de catequese os encontros de formação foram realizados sempre no dia de sábado no centro catequético Dom Bosco.

Neste domingo (9) às 16h, as catequistas Hávilla e Gilbetânia, prepararam as crianças para o rito da primeira comunhão na Igreja Matriz.  

As catequistas estão certas que foi um tempo proveitoso e de muitas realizações tanto para as crianças que receberão os Sacramentos quanto para eles que irão presenciar esse momento tão almejado e esperado.

Catequistas e Missionários de São Luís do Quitunde participam do último dia da festa de Nossa Senhora da Conceição em Passo de Camaragibe


O último dia de festa foi marcado pela subida de Nossa Senhora no altar e o Show da banda DDD (Doidin de Deus)
Matéria e fotos: Anobelino Martins
Neste domingo (9) jovens catequista e missionários da Paróquia de são luís do Quitunde marcaram presença no encerramento dos festejos em honra a Padroeira da cidade de Passo de Camaragibe.

A celebração da Santa Missa teve inicio às 19h e logo após a imagem de Nossa Senhora foi colocada em seu altar. Um dos Jovens de São Luís do Quitunde, José Claudionor, do grupo de Missionários, foi responsável pela elevação da imagem. 


Logo após a Santa Missa e a elevação da imagem a banda DDD animou a festa e encerrou com muita alegria e descontração os festejos em honra a Padroeira de Passo de Camaragibe.

Galeria completa: Clique aqui