sexta-feira, 29 de junho de 2012

Viva Santo Antônio, São Pedro e São João

Estamos no mês de junho, tempo forte para o povo nordestino. Tempo das comidas de milho (canjica, pamonha, milho assado e cozinhado), iguarias admiradas pelo povo do Nordeste. Pois exatamente no dia 19 de março, dia de São José, planta-se o milho para no início de junho, tempo de colheita, começar os preparos da culinária junina.
Aqui também há quadrilhas, tradição muito antiga, acompanhadas de muito forró. Há fogueiras com lindas chamas, bonito mesmo de se ver. É assim que o nosso querido povo do nordeste do Brasil festeja o mês junino. De um canto a outro é só alegria, é só festa.

Mas no campo religioso algo de extraordinário também acontece. São as celebrações dedicadas a Santo Antônio, São Pedro e São João. O povo celebra, ou seja, torna célebre os dias de tais santos com tríduos, novenas e trezenas. O mesmo povo participa das celebrações da Santa Eucaristia, reza muito, pedindo a intercessão dos arautos da fé em favor de suas muitas necessidades e aflições. O povo chora e se emociona, faz longas, belas e participadas procissões, sinal visível de fé e devoção. É assim o nosso jeito de viver a fé católica no mês de junho.
Todavia, vale a pena perguntar: por que tanta festa em honra aos santos do mês de junho? Por que tanta reza? Porque assim é a fé católica. Reconhece nos santos, homens como nós, a radicalidade do seguimento a Jesus Cristo. Vê nos santos um exemplo, um modelo a ser seguido, a ser observado.
Nossa fé não é desprovida de sentido. Nossa fé, graças ao Bom Deus, não é pobre de significado e símbolos. Muito pelo contrário, há, sim, na fé Católica, uma riqueza que a gente percebe no jeito de celebrar, no modo como nos voltamos para os santos, homens que enveredaram pelos caminhos de Jesus, o Cristo.
Olhemos, por exemplo, para Santo Antônio, um jovem como tantos jovens que temos hoje, mas com um diferencial, apaixonado sensivelmente pelo Senhor, ou melhor, pelo anúncio da Boa Nova, por isso chamado de Trombeta do Evangelho.
Olhemos, por exemplo, para São João Batista, o do carneirinho, homem simples, homem rude, mas que foi à frente para preparar os caminhos do Messias. Anunciando um tempo de graça, um tempo novo, o tempo de Deus, da concretização do projeto divino.
Olhemos, por fim, para São Pedro, o simples pescador, sem muitos talentos intelectuais, uma figura, aos olhos dos grandes e sábios deste mundo, pouco notável, mas que aderiu ao Mestre com todo o vigor de sua força, de sua vida.
Pronto. É por isso que festejamos Santo Antônio, São Pedro e São João. É por isso que cheios de alegria, fé e convicção louvamos a Deus por tão nobres e notáveis santos, homens da fé, homens cheios de fé em Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor.
Portanto: viva Santo Antônio, São Pedro e São João.
Pe. Valmir Galdino

sábado, 23 de junho de 2012

Festa de 130 anos de Paróquia

Missas e apresentações culturais fizeram parte dos seis dias de comemoração
Matéria: Abidias Martins
Fotos: Anobelino Martins


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de São Luís do Quitunde completou 130 anos de fundação paroquial na última sexta-feira (22). Ela pertencia a Paróquia do Passo de Camaragibe. Passou a ser Matriz de São Luís e recebeu o título de Paróquia no dia 22 de junho de 1882, 10 anos após sua construção, que irá completar 140 anos no mês de agosto.

Os festejos em comemoração aconteceram entre os dias 17 e 22 do mês em curso. Missas foram celebradas todos os dias com a participação fervorosa dos fiéis. Quadrilhas Juninas e outras apresentações culturais fizeram parte da festa externa.  Vários Padres foram convidados para presidir as celebrações, dentre eles, os filhos da terra, Pe. Alex Sandro e Pe. Elison Silva.

Na Missa de encerramento o pároco da cidade, Pe. Arnaldo, falou da satisfação em celebrar uma festa tão significativa para a história da evangelização do município.

A Santa Missa foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto. Durante a homilia ele parabenizou os paroquianos pelo esforço empregado ao longo do tempo em prol da construção do reino de Deus.

No final da celebração o prefeito do município, Cícero Cavalcante, fez a doação de cinquenta mil reais para a reforma da igreja. Dois cheques de vinte e cinco mil foram entregues ao pároco. Segundo o Padre, o início da reforma está previsto para o início do mês de julho.

Entrega da doação




Pe. Alex Sandro (Filho da terra)
Pe. Elison Silva (Filho da terra)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Solenidade de Corpus Christi - 2012

Tapetes foram confeccionados pelas ruas; adoração, Missa e procissão movimentaram o dia 

Matéria: Abidias Martins
Fotos: Anobelino Martins
Santa missa - Padre Arnaldo e Frei Duarte
Ainda na madrugada desta quinta-feira (07), dia da festa de Corpus Christi, os católicos de São Luís do Quitunde se reuniram para confeccionar os tapetes por onde a procissão do santíssimo passaria mais tarde. Jovens, adultos e crianças da paróquia participaram da mobilização para deixar as ruas coloridas e enfeitadas como acontece em todo o Brasil.

A adoração ao Santíssimo Sacramento começou por voltas das14h e foi encerrada pelo pároco da cidade, Padre Arnaldo. Em seguida Frei Duarte celebrou a Santa Missa que lotou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.  Após a celebração aconteceu à procissão do santíssimo exposto no ostensório. Os fiéis acompanharam o percurso com fervor e cantando louvores a Deus. Na porta da delegacia foi dada uma benção e feito um momento de oração.

No final da procissão foi dada a benção do Santíssimo, encerrando o Tríduo Eucarístico da Solenidade de Corpus Christi que foi iniciado na última segunda-feira (4).

*A festa

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.*

*Portal da Família
Vicentinos e Terço dos Homens 
Catequese e Pastoral da Juventude 

Grupo de Casais 
Pastoral dos Romeiros 
                                GALERIA COMPLETA: Entre no Facebook e Clique aqui

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Das Obras de Santo Tomás de Aquino, Presbítero

(Opusculum 57, In festo Corporis Christi, lect. 1-4) Séc.XIII

Ó precioso e admirável banquete!

O unigênito Filho de Deus, querendo fazer-nos participantes da sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, dos homens fizesse deuses.

Assim, tudo quanto assumiu da nossa natureza humana, empregou-o para nossa salvação. Seu corpo, por exemplo, ele o ofereceu a Deus Pai como sacrifício no altar da cruz, para nossa reconciliação; seu sangue, ele o derramou ao mesmo tempo como preço do nosso resgate e purificação de todos os nossos pecados.

Mas, a fim de que permanecesse para sempre entre nós o memorial de tão imenso benefício, ele deixou aos fiéis, sob as aparências do pão e do vinho, o seu corpo como alimento e o seu sangue como bebida.

Ó precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de toda suavidade! Que há de mais precioso que este banquete? Nele, já não é mais a carne de novilhos e cabritos que nos é dada a comer, como na antiga Lei, mas é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que se nos dá em alimento. Poderia haver algo de mais admirável que este sacramento?

De fato, nenhum outro sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.

É oferecido na Igreja pelos vivos e pelos mortos, para que aproveite a todos o que foi instituído para a salvação de todos.

Ninguém seria capaz de expressar a suavidade deste sacramento; nele se pode saborear a doçura espiritual em sua própria fonte; e torna-se presente a memória daquele imenso e inefável amor que Cristo demonstrou para conosco em sua Paixão.

Enfim, para que a imensidade deste amor ficasse mais profundamente gravada nos corações dos fiéis, Cristo instituiu este sacramento durante a última Ceia, quando, ao celebrar a Páscoa com seus discípulos, estava prestes a passar deste mundo para o Pai.

A Eucaristia é o memorial perene da sua Paixão, o cumprimento perfeito das figuras da Antiga Aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou. É ainda singular conforto que ele deixou para os que se entristecem com sua ausência.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dom Antônio Crisma 64 fiéis na Paróquia de São Luís do Quitunde

Os 64 crismandos foram preparados por dois anos em quatro turmas de catequese
Matéria e fotos: Anobelino Martins
A noite da última quinta feira (05) foi marcada na vida dos 64 crismandos como o dia em que foram ungidos pelo Espírito Santo no Sacramento da Crisma, que foi celebrado pelo Arcebispo Metropolitano Dom Antônio Muniz Fernandes e concelebrada por Pe. Arnaldo e Frei Duarte.

Os 64 crismandos foram preparados por dois anos em quatro turmas de catequese. A turma da comunidade Santo Antônio da Usina foi catequizada pelo catequista Carlos Henrique, as duas turmas do Quitunde pelos Catequistas Josenildo e Edselma, e a turma da comunidade do centro pelo catequista Laedson José.
A Celebração foi iniciada por volta das 19:30h e foi animada pelo Ministério de Música Opus Dei. Na homilia Dom Antônio falou sobre a importância do Sacramento da confirmação e da sua para a nossa conduta na Igreja: “É uma responsabilidade muito grande que o Sacramento da Crisma insere na vida de todo o católico, é o Sacramento que vai envolver a pessoa na vida da Igreja e vai mostrar como devemos caminhar na unidade com a Igreja”.

Acompanhe a Homilia do Arcebispo

A celebração foi realizada no segundo dia do Tríduo Eucarístico que irá continuar até o dia 07, dia de Corpus Christi, com a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. 

Turma do Carlos Henrique
Turma da Edselma 
Turma do Laedson José

GALERIA COMPLETA: Entre no Facebook e clique aqui

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Paróquia: Movimentos, pastorais e serviços


OBJETIVO: Demonstrar como estruturar uma PARÓQUIA sobre o solo do amor, da união, da oração, do diálogo e da vivência na fé.

ATIVIDADES: A partir da paróquia é necessário anunciar o que Jesus Cristo “fez e ensinou” (At 1,1) enquanto esteve entre nós. Sua pessoa e sua obra são a boa nova da salvação anunciada pelos ministros e testemunhas da Palavra que o Espírito desperta e inspira. A palavra acolhida é salvífica e reveladora do mistério de Deus e de sua vontade. Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se receba e acolha a Palavra, celebra-se e se expresse na adoração do Corpo de Cristo e, assim, é a fonte dinâmica do discipulado missionário. Sua própria renovação exige que se deixe iluminar de novo e sempre pela Palavra viva e eficaz”.

PASTORAL: A Igreja chama de “pastoral” o cuidado para com todas as realidades a que ela é chamada a evangelizar em nome de Cristo, Bom Pastor. As pessoas enviadas por Cristo para continuar a sua obra assumem a tarefa pastoral em comunhão com toda a Igreja e para o bem de todo o rebanho.

MOVIMENTO: São iniciativas organizadas pelos diversos grupos da paróquia com o fim de servir a Cristo através dos irmãos, pois a realização do Reino de Deus se dá na promoção de cada pessoa de modo integral.

CONSELHO PAROQUIAL (CPC): Uma paróquia é formada por uma comunidade de fiéis que compartilham a mesma fé e a mesma razão para viver segundo o que creem. Este chamado comum determina também uma comum responsabilidade diante de Deus e dos homens. Para gerir o conjunto de realidades que surge em torno desta missão, toda paróquia se organiza através dos conselhos pastorais e econômicos. A seguir, conheça a missão e as regras que regem em nossa arquidiocese estes conselhos.
CONSELHO ADMINISTRATIVO: O Conselho Paroquial ADMINISTRATIVO tem grande importância para a condução da paróquia. Ele deve prover e administrar junto com o padre ordenamentos da vida paroquial.

*Todo o conteúdo desta postagem foi alicerçado no Direito do código canônico 

Corpus Christi - 2012


domingo, 3 de junho de 2012

I tarde do Sagrado Coração de Jesus

A intenção é promover esses encontros sempre no fim de cada mês
Matéria e fotos: Anobelino Martins
Na tarde deste domingo, dia 03 de junho, às 14:00h teve início a primeira tarde em honra do Sagrado Coração de Jesus. Que foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

O encontro começou com a palestra da missionária da renovação carismática Edna, da cidade de Matriz de Camaragibe, que falou aos presentes sobre a humildade de coração. Relacionando a humildade do Coração de Jesus com a humildade que cada Cristão deve ter.

Às 15:00h houve “a hora da misericórdia” em que o Santíssimo Sacramento foi exposto para a adoração, que foi conduzida pelo coordenador do apostolado da oração Elifas Belo e pela missionária Edna. Logo após a Adoração ao Santíssimo deu-se início a Santa Missa, que foi celebrada por Frei Duarte.
O Coordenador explicou que a intenção é promover esses encontros sempre no fim de cada mês, para reunir todos os devotos do Sacratíssimo coração de Jesus.

Por fim o encontro foi encerrado com o canto do hino do sagrado Coração de Jesus.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Igreja encerra o mês mariano com a coroação de Nossa Senhora

Na pregação Frei Duarte lembrou aos fies da importância de celebrar a coroação de Nossa Senhora

Matéria: Anobelino Martins
Fotos: Roldão e Anobelino

Nesta quinta feira (31), a comunidade católica de São Luís do Quitunde encerrou o mês mariano, como de costume, com a coroação de Nossa Senhora. Antes da celebração eucarística os fiéis rezaram o Santo Terço e a ladainha de Nossa Senhora.

As comunidades São Francisco, da pindoba, Divino Redentor, do alto e os romeiros organizaram procissões, onde cada comunidade trouxe a imagem de Nossa Senhora enfeitada. Cada comunidade ao chegar à igreja foi recedida com músicas e palmas.

A Celebração Eucarística que foi celebrada pelo Pároco da cidade, Pe. Arnaldo e Concelebrada pelo Vigário Frei Duarte iniciou-se por volta das 19:30h. Na pregação, o Vigário lembrou os fiéis da importância de um dos Dogmas da fé católica que é a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, e do significado que a festa da coroação de Nossa Senhora tem na vida de todo católico.

Acompanhe um trecho da Homilia do Frei 

Nossa Senhora da Conceição foi coroada antes da procissão das ofertas, um momento que deu mais vida e embelezou mais ainda a celebração, que sem dúvidas ficou marcada no coração dos católicos de São Luís.





GALERIA: Entre no Facebook e Clique aqui